RINOPLASTIA ESTRUTURADA
O Brasil é o país que mais realiza rinoplastia no mundo, segundo um levantamento de 2020 da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS).
Sobre a Técnica
A rinoplastia é uma cirurgia que pode modificar tanto o tamanho quanto a forma ou as proporções do nariz, seja inspirada na correção das deformidades provocadas por lesões, ou pela reparação de defeitos congênitos, bem como para minimizar determinados tipos de problemas respiratórios.
Desenvolvida pelo Dr. Frederico Keim no Brasil, a técnica consiste em modificar a estrutura do nariz. Assim como na técnica redutora, os ligamentos nasais são interrompidos e, caso haja a necessidade, as estruturas cartilaginosas e ósseas do paciente são reduzidas e moldadas pelo cirurgião plástico.
Nesta cirurgia, o cirurgião plástico pode utilizar enxertos de cartilagem do próprio paciente. Assim, o especialista retira o material do septo nasal, orelhas ou costelas, por exemplo. O nariz é esculpido visando o suporte e reforço à estrutura nasal, formando vigas de sustentação.
Pós Operatório
A recuperação varia de pessoa para pessoa, além do rigor que é necessário para ter um pós-operatório satisfatório.
No geral, o paciente deve:
Permanecer com as bandagens por aproximadamente 10 dias;
Esperar cerca de 15 dias para os hematomas desaparecem;
Evitar atividade física durante a recuperação;
Também deve-se levar em conta que o resultado final da cirurgia pode aparecer em até um ano após a realização do procedimento.
Pontos Importantes
Embora não haja uma idade certa para fazer a rinoplastia, entre 18 e 40 anos é considerada a faixa ideal. Entretanto, o médico deve analisar cada caso de forma individual.
Como em qualquer intervenção cirúrgica, é essencial procurar um profissional qualificado para realizar o procedimento, cuja especialidade seja a rinoplastia. Outros profissionais de saúde não estão habilitados a conduzir a cirurgia.
A rinoplastia é uma cirurgia complexa que deve ser realizada em um ambiente com estrutura hospitalar, o que inclui a presença de um médico anestesista.