RINOPLASTIA FEMININA
A rinoplastia é utilizada para reestruturar o formato do nariz, tratando suas deformidades. Ela é indicada para quem busca melhorar a estética ou a funcionalidade do mesmo.
Muitas vezes, a cirurgia é associada a outros procedimentos nasais, como a correção do septo e a turbinoplastia, que é a retirada de parte da carne esponjosa, como é popularmente conhecida.
O cirurgião plástico deve analisar individualmente cada paciente, atentando-se para as diferenças estruturais entre as estruturas nasais femininas e masculinas. Lembrando que cada tipo de pele e rosto demandam técnicas próprias.
Na rinoplastia feminina, as pacientes esperam narizes mais sutis, com o dorso mais empinado e a ponta mais delicada.
Pós Operatório
A recuperação varia de pessoa para pessoa, além do rigor que é necessário para ter um pós-operatório satisfatório.
No geral, o paciente deve:
Permanecer com as bandagens por aproximadamente 10 dias;
Esperar cerca de 15 dias para os hematomas desaparecem;
Evitar atividade física durante a recuperação;
Também deve-se levar em conta que o resultado final da cirurgia pode aparecer em até um ano após a realização do procedimento.
Pontos Importantes
Embora não haja uma idade certa para fazer a rinoplastia, entre 18 e 40 anos é considerada a faixa ideal. Entretanto, o médico deve analisar cada caso de forma individual.
Como em qualquer intervenção cirúrgica, é essencial procurar um profissional qualificado para realizar o procedimento, cuja especialidade seja a rinoplastia. Outros profissionais de saúde não estão habilitados a conduzir a cirurgia.
A rinoplastia é uma cirurgia complexa que deve ser realizada em um ambiente com estrutura hospitalar, o que inclui a presença de um médico anestesista.